Rua Carlos Augusto Cornelsen, 203 - Bom Retiro
Curitiba/PR - CEP: 80520-560
  • (41) 3030-3130
  • (41) 3151-2480

A contabilidade precisa de profissionais antenados com o mundo

Com o Mundo em rápida transformação motivada por adversidades econômicas, possível recessão, taxas elevadas de juros e inflação, e principalmente as inovações tecnológicas, EXIGEM um PROFISSIONAL globalizado, e essa consciência precisa afetar os representantes

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“Com o Mundo em rápida transformação motivada por adversidades econômicas, possível recessão, taxas elevadas de juros e inflação, e principalmente as inovações tecnológicas, EXIGEM um PROFISSIONAL globalizado, e essa consciência precisa afetar os representantes.” (Elenito Elias da Costa)

INTRODUÇÃO

CONVIVER com essas rápidas mutações, que afetam todas as ciências, inclusive aquela que estuda e analisa o PATRIMÔNIO, com o registro e mensuração dos fatos e atos administrativos, derivados das gestões, e que utiliza diversos sistemas para que suas Demonstrações Contábeis e Financeiras sejam objeto de apuração e análise, trazendo consigo um RELATÓRIO de substancial importância para avaliar essa GESTÃO, PATRIMÔNIO com foco no giro desse mundo.

Conhecer o seu mister, com sapiência nos princípios e na legislação, oferecendo uma sintonia racional com transparência e controle interno através de um PDCA, já aplicado uma SWOT, onde deve-se encontrar os pontos fortes e fracos para implantação de suas devidas melhorias, devidamente comparado com a CONTABILIDADE e seus demonstrativos, representa um SISTEMA que precisa de exímio conhecimento de profissionais.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

OS fatores e acontecimentos econômicos, geopolíticos, sistêmicos, educacionais e culturais, inclusive considerando as inovações tecnológicas, derivadas de uma inteligência Biológica (Emocional e Racional), e ainda a Artificial, nos obrigam a conhecer com maior celeridade tais evidências que estão afetando seriamente diversas profissões.

Saber que o Profissional de Contabilidade, precisa entender de melhores habilidades, competências eixo práticos, conhecimento de outros idiomas, e principalmente conhecer as inovações tecnológicas, é um PASSADO que tais inobservâncias afetaram os órgãos representativos e profissionais que labutam não só em CONTABILIDADE, assim como em diversas outras profissões.

A CONTABILIDADE ou qualquer opção de profissão que dela derive, tais como Consultoria Empresarial, Assessoria Empresarial, Controladoria, Analista, Perícia e Auditoria, todas com viés contábil, precisa entender das novas habilidades, competências, eixo prático, outros idiomas e Inteligência Artificial.

Isso se chama LONGLIFE LEARNING, significa que essas profissões, e não somente a Contabilidade, precisa de uma educação de qualidade, que ecloda no profissional a busca de CONHECIMENTOS técnico especifico, de modalidade contínua, ou seja, FOREVER.

O simples mecanicismo de atender as obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e sociais, quer sejam através do SPED – FISCAL, E- SOCIAL ou mesmo o SPED – CONTÁBIL, para a inserção de IN PUT, que serão PROCESS e resultam no OUT PUT, é um labor sistêmico e mecânico, que o algoritmo já domina, possibilitando ao profissional informações e dados que devem ser analisados e focados em seu objeto de estudo, fornecendo a ata administração valiosas informações e sugestões que possam ser aglutinadas a Gestão Empresarial, trazendo com isso um diferencial qualitativo e quantitativo ainda não exercido por alguma Inteligências Artificiais.

Me indago pessoalmente de que servirão os órgãos representativos e similares, e ainda aquelas instituições de ensino superior com gestores, docentes e discentes que ainda não entenderão tais evidências, criando e gerando profissionais desprovidos dessas informações.

Me preocupa a necessidade do tempo e recursos de que precisamos para acompanhar a evolução exponencial dos acontecimentos e fatos derivadas dessa geopolítica e principalmente das inovações tecnológicas, quando comparada com a nossa evolução aritmética.

Observo que essa Inteligência Artificial que afeta diversas profissões, e que na sua senciência cria outras profissões, tais como:

a) Especialistas

b) Analista

c) Engenheiro

Todas sem exceção, ligadas às Inovações Tecnológicas, onde aqueles que desejam sobreviver precisam de maiores e melhores habilidades, competências, eixo prático, conhecimento de outros idiomas e da Inteligência Artificial.

O grande problema ratifico é o TEMPO e os RECURSOS para essa transformação, pois devemos aprender os idiomas INGLÊS e MANDARIM, entende de linguagem de computação, PYTHON, SQL, ORANGE, JAVASCRIPT e outras, saber que a Inteligência Artificial deriva de:

a) Algoritmo (0 1) e Qubits (0,1)

b) Computação Quântica;

c) Lógica FUZZY;

d) Machine Learning;

e) Deep Learning;

f) Rede Neural;

g) Data Mining;

h) Informações e Dados In The Cloud

Sabendo que hoje, convive com diversas inteligências artificiais, tais como o ChatBot, de nome Chat GPT da Open AI, Bard da Google, Bing da Microsoft, e diversas outras que são criadas quase que semanalmente, e isso é no mínimo exaustivo para qualquer profissional.

VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL

O profissional de contabilidade deve conviver com uma posição bastante sensível, que pode afetar a sua valorização, mas precisa reagir diante das adversidades existentes, e isso implica em fazer cursos que eu possam lhe agregar conhecimentos necessários para a sua continuidade e sustentabilidade.

Desde a aquisição de novos e modernos equipamentos, até aprender linguagem computacional, falar INGLÊS e MANDARIM, se capacitar em diversas metodologia de mercados que hão de aparecer, e conviver solidamente com a Inteligência Artificial, procurando de todas as formas “acionar seus neurônios e ligar suas sinapses”, como transcreve em seu livro Yuval Noah Harari, em “21 LIÇÕES DO SÉCULO XXI’, evitando se compatibilizar com o livro O IDIOTA de Fiódor M. Dostoiévski, pois “BEBERAS E COMERÁS COM O SUOR DO TEU ROSTO” já que ÉS MINHA IMAGEM E SEMELHANÇA, e mesmo sabendo que o PODER EMANA DO POVO, que tem DIREITOS INDIVIDUAIS E FUNDAMENTAIS e ainda DIREITOS SOCIAIS.

Se não buscar se capacitar e se qualificar, conforme citado a sobrevivência diante dos fatos e acontecimentos que nos avizinham, podem nos vitimar, e agravar ainda mais a nossa posição de REBANHO DE FIÉIS que exigem SACRIFÍCIO E CONFORMAÇÃO, condicionado a posição de cidadania sob o título de ESCRAVO CONTRIBUINTE, até chegarmos a posição de IDIOTAS E INÚTEIS como nos trata a Inteligência Artificial.

CONCLUSÃO

Escolher uma profissão que traga benefícios financeiros, econômicos, sociais, é uma difícil opção, exceto aqueles que já detém a gula do Capital e do Poder, ou seja, Político, Investidor, CEO, Chairman, ou similar, onde em sua maioria, salva raras exceções vivem do sangue, suor e lágrimas dos escravos.

O mais interessante em que convivemos em uma Sociedade Democrática, onde temos a liberdade de expressão, mas somos simplesmente modernos escravos.

Peço sinceras desculpas aqueles que se sentirem tocados pelos escritos, mas um pouco de VERDADES e menos DREAM, mesmo com existência de DEUS, GOD, SHEN, BOG, é plausível um reflexão diante dos futuros acontecimentos que hão de nos afetar.