Curitiba/PR - CEP: 80520-560
- (41) 3030-3130
- (41) 3151-2480
Virtualização deve impactar empresas por mais cinco anos
O analista afirma que a virtualização melhora o ambiente de TI sob diversos aspectos
Embora os projetos de virtualização venham se expandindo rapidamente no mercado em todo o mundo, o conceito ainda não é bem aplicado e ainda deve ser um fator de grande impacto para as companhias nos próximos cinco anos. Levantamento do Gartner aponta que, apesar de 80% dos diretores de TI afirmarem dispor de um programa de virtualização, apenas 25% das empresas virtualizam, de fato, a carga de trabalho de seus servidores.
A consultoria orienta as empresas a pensarem em aumentar cerca de duas ou três vezes o orçamento de TI para os projetos de virtualização de servidores serem bem adaptados à realidade corporativa. O vice-presidente de pesquisas do Gartner, Philip Dawson, acredita que o conceito será "a grande coisa" do setor de tecnologia pelo menos até 2015.
O analista afirma que a virtualização melhora o ambiente de TI sob diversos aspectos, principalmente o da produtividade dos funcionários e da redução de gastos com manutenção, mas observa que existe uma demanda inicial por investimentos em infraestrutura que muitas vezes é ignorada pelos CIOs. Isso, segundo ele, é o que tem barrado a aplicação do conceito em muitas empresas.