Rua Carlos Augusto Cornelsen, 203 - Bom Retiro
Curitiba/PR - CEP: 80520-560
  • (41) 3030-3130
  • (41) 3151-2480

Mês do consumidor: veja 4 dicas certeiras para você vender mais

O período faz referência ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março

Março é conhecido como o Mês do Consumidor. E sabe o que isso significa? Que é motivo para ofertas e promoções. E elas já estão por aí! O período faz referência ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. E, para marcar o Mês do Consumidor, trazemos aqui quatro dicas certeiras para você aproveitar a ocasião para vender mais. Confira!

1 – Conheça o seu cliente

Por mais incrível ou clichê que pareça, conhecer o seu cliente é o primeiro passo para alavancar vendas. Você pode se perguntar, então eu preciso parar, criar um formulário, fazer várias perguntas para o meu cliente… Será que eu envio por e-mail ou por whatsapp?

Calma lá, não é nada disso! Na realidade, você deve organizar o que já conhece do seu cliente. Você pode começar listando as informações em uma simples planilha de Excel ou usar um sistema de gestão que facilite essa organização, tudo vai depender do tamanho do seu negócio.

Entre as informações a serem organizadas, estão: local de origem, gênero, idade, poder aquisitivo, hábitos de consumo e estilo de vida, entre vários outros que façam sentido para o seu negócio. Aí, fica mais fácil planejar e agir. Não é mesmo?

2 – Definir o seu público-alvo

Dentro do universo de possíveis clientes, é fundamental definir claramente para quem você quer vender o seu produto ou serviço.

E aqui podem surgir novas dúvidas, como: “mas eu quero vender para todos que querem comprar, para que definir um só público?”. Sem dúvida! Você pode vender para todos que lhe procurarem, mas é importante saber qual é o seu objetivo, quem você vai buscar. Isso é fundamental para direcionar sua comunicação.

Ou seja, quando você faz um post nas redes sociais ou propaganda, quem você quer atingir? Pessoas mais jovens? Idosos? Você acha possível usar a mesma linguagem e formato para públicos tão diferentes? Pense nisso e defina quem é o seu cliente!

3 – Mantenha relacionamento com o seu cliente

Esteja presente na vida dele! Mas, naturalmente, não seja aquela pessoa chata que manda whatsapp todos os dias ou toda semana… rs.

Pense em como ter uma abordagem coerente e consistente para o seu tipo de negócio. Você pode, por exemplo, usar datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia das Mães. Ou mandar um lembrete que já faz seis meses desde a última compra e está na hora de o cliente renovar guarda-roupas, por exemplo.

Lembre-se que se relacionar vai além de fazer propaganda. Os clientes buscam conteúdo relevante para seu negócio, empresas com atendimento humanizado. Querem saber quem são as pessoas por trás das marcas. Seja um embaixador do seu negócio!

4 – Use a tecnologia a seu favor. Faça acontecer!!

Existem no mercado sistemas digitais de gestão de vendas com custo acessível, que podem ser gerenciados até mesmo do celular. Lembre-se: qualquer oportunidade que surge para otimizar os processos, deve ser aproveitada. Por isso, uma ótima ideia é contar com automatização.

Na IOB, contamos com alguns softwares que, certamente, podem lhe ajudar [e muito] para que você possa obter sucesso no seu empreendimento!

Agora, sim! Aproveite o Mês do Consumidor para vender mais!