Rua Carlos Augusto Cornelsen, 203 - Bom Retiro
Curitiba/PR - CEP: 80520-560
  • (41) 3030-3130
  • (41) 3151-2480

A produtividade E a gestão do stress

Deixei o E maiúsculo no título propositalmente para uma primeira reflexão nossa. Produtividade OU Gestão do Stress. Produtividade E Gestão do Stress. Será que precisa ser OU? OU eu sou produtivo (a) OU eu faço gestão do stress

Deixei o E maiúsculo no título propositalmente para uma primeira reflexão nossa. Produtividade OU Gestão do Stress. Produtividade E Gestão do Stress. Será que precisa ser OU? OU eu sou produtivo (a) OU eu faço gestão do stress ...

O que é produtividade para você? O que é produtividade para o seu líder? Para sua esposa, marido e colegas? Provavelmente cada um traga um viés diferente com base na sua visão de mundo, crenças e objetivos.

Teve uma época da minha carreira em que eu acreditava que ser produtiva era sinônimo de workaholic. Eu era a primeira a chegar no escritório, a última a sair muitas vezes, levava trabalho para casa e respondia e-mails e mensagens a qualquer hora.

Esse comportamento me trouxe ganhos e estes ganhos me levavam a acreditar que esse era o único caminho para crescer na carreira, subir de cargo e ter mais oportunidades profissionais.

Alguém pode ... ? Eu. Claro! Eu vou. Eu entrego.

Mas foi trazendo perdas que eu demorei para perceber, como prejudicar ou afastar relacionamentos com amigos, namorado e família. Além disso, o cuidado comigo mesma. Eu dificilmente fazia pausas, vivia esgotada, não recuperava a energia nem no final de semana, me alimentava mal e me exercitava pouco.

Eu não me colocava na minha agenda. Era uma sequência de sim para tudo que envolvia o trabalho e não para mim. Afinal, isso significava para ser produtiva. OU eu era produtiva OU eu cuidava de mim e da minha vida pessoal.

E você já acreditou ou acredita ainda no OU uma coisa OU outra?

Quais destes mitos sobre produtividade que eu acreditava ainda fazem parte da sua mente e dos seus comportamentos no dia a dia?

A Gallup fez uma pesquisa em que 61% dos funcionários diziam que querem ser produtivos e 61% afirmaram que são. Este mesmo estudo concluiu que somente 33% deles são envolvidos no trabalho. E 64% deles não acreditam que fazer várias tarefas ao mesmo tempo prejudica a eficiência no trabalho. Foi comprovado que isso diminui a produtividade em até 40%.

Somos sim multitarefa, mas não somos multifoco e isso derruba a nossa produtividade e performance.

De acordo com a Universidade de Oxford, uma pessoa produtiva é uma pessoa feliz. Eles descobriram em um estudo que colaboradores felizes são 13% mais produtivos no trabalho.

Se colocar na agenda e cuidar de si está totalmente ligado com produtividade. Pessoas estressadas, esgotadas mental e fisicamente não vão conseguir ter sua melhor performance e ainda podem precisar ser afastadas do trabalho chegando a picos de stress como Síndrome de Burnout e outras doenças.

Você líder, você RH, você colaborador, pai, mãe .... precisa priorizar o seu autocuidado pessoal para ser mais feliz e produtivo.

Com a pandemia surgiram mais mitos sobre produtividade e ao mesmo tempo outras foram sendo derrubados.

Será que ser produtivo é sentir que precisa estar sempre ligado e fazendo algo? Aquela sensação de que não pode parar.

Uma pesquisa feita pela Dom Cabral e Talenses Group concluiu que 20% dos respondentes não fazem pausas ao longo do dia, por exemplo. Já sobre o horário de almoço, 32% comentaram que descansam por menos de uma hora.

As pausas são essenciais para oscilar a energia, cuidar de si e retomar com mais foco.

Essa pesquisa também derrubou o mito de que que a produtividade das equipes cai com o trabalho a distância.

Muitos líderes por medo deste novo cenário e por insegurança partiram para o excesso de controle, pedindo para os colaboradores estarem sempre online ou enviando relatórios diários do que tinham feito no dia. E alguns ainda não abriram mão deste controle acreditando que é isso que faz com que quem está em casa seja produtivo.

Dentro de mim ainda tem uma essência que quer me levar para o comportamento workaholic ou para a sensação de que tenho que estar fazendo algo o tempo todo, mas hoje acredito em outras coisas que me ajudam a ser mais produtiva.

O cuidar de si é uma base importante. Sem isso não tem energia, disposição, felicidade e bem-estar. A essência da gestão do stress está aqui. O que você gosta de fazer? O que é para você cuidar de si? Então faça.

Parcerias são fundamentais. Todo mundo precisa de ajuda, seja de quem for. Um amigo, esposa, marido, coach, terapeuta. Trocar, somar, dividir, conversar. Outra parte importante da gestão do stress é falar sobre os seus desafios, medos, incômodos. Topa?

Espero que este artigo tenha trazido boas reflexões para você e contribua para um equilíbrio e autocuidado maior no dia a dia.

A felicidade não está na ilha que está milhas e milhas distantes. A felicidade está na navegação diária. A felicidade está no pôr do sol. A felicidade está nas pessoas que dividem a embarcação com você. A felicidade está no caminho. A felicidade está onde você botar seus olhos, seu foco e seu coração.