Curitiba/PR - CEP: 80520-560
- (41) 3030-3130
- (41) 3151-2480
Inadimplência do consumidor e das empresas será menor nos próximos seis meses
Tanto os consumidores como as empresas estarão menos inadimplentes nos próximos seis meses, segundo aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta quinta-feira (12).
Tanto os consumidores como as empresas estarão menos inadimplentes nos próximos seis meses, segundo aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta quinta-feira (12).
De acordo com o estudo, em setembro, a perspectiva de inadimplência do consumidor para o período apresentou queda de 0,2%, atingindo a cifra de 98,6, a menor desde março de 2008, quando o indicador registrou o patamar de 97,9.
Com o decréscimo, o indicador atingiu seu décimo recuo consecutivo, o que, na opinião da Serasa, sinaliza que a trajetória iniciada de redução dos níveis de inadimplência bancária das pessoas físicas deverá continuar ao longo dos próximos meses.
Ressalvas
Os técnicos da instituição ressaltam, porém, que os índices de queda estão ficando cada vez menores. Isso significa que a trajetória de retrações dos níveis de inadimplência deve perder fôlego a partir do segundo semestre do próximo ano.
Os analistas afirmam que o aumento do endividamento dos últimos meses, estimulados pelas medidas do Governo para combater os efeitos da crise, não foi acompanhado pelo aumento da renda dos consumidores.
Empresas
No caso das empresas, o indicador de perspectiva de inadimplência para os próximos seis meses, apurado em setembro, caiu 7,4%. Esta foi a sétima queda consecutiva do índice, que ficou em 98,6.
Para a Serasa, as sucessivas quedas mostram que a inadimplência das pessoas jurídicas, assim como a dos consumidores, também entrará em declínio já a partir deste trimestre, se intensificando no primeiro trimestre de 2010.
O reequilíbrio do fluxo de caixa das empresas e a retomada da economia são os motivos para o declínio da tendência de queda das taxas de inadimplência.