Curitiba/PR - CEP: 80520-560
- (41) 3030-3130
- (41) 3151-2480
Juros do cheque especial recuam pela segunda vez e atingem 9,18% a.m
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pela Fundação Procon de São Paulo mostra que, em fevereiro, na comparação com janeiro, os juros médios do cheque especial passaram de 9,25% ao mês para 9,18% mensais
Gladys Ferraz Magalhães
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pela Fundação Procon de São Paulo mostra que, em fevereiro, na comparação com janeiro, os juros médios do cheque especial passaram de 9,25% ao mês para 9,18% mensais - um recuo de 0,07 ponto percentual, marcando a segunda queda consecutiva dos juros, após sucessivas altas.
O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País. Quanto ao empréstimo pessoal, também houve queda, de 0,12 ponto percentual da taxa, ficando em 5,89% ao mês.
Apesar dos decréscimos, a entidade recomenda aos consumidores que continuem cautelosos, planejando seu orçamento com critério, evitando dívidas e priorizando a subsistência da família. O crédito, segundo o Procon, só deve ser utilizado em caso de real necessidade, sendo que o consumidor deve recorrer ao cheque especial apenas em situações emergenciais e de curto prazo.
Por banco
A tabela abaixo mostra os valores cobrados nas instituições pesquisadas nos dois últimos meses e ainda destaca a menor e a maior taxa em cada modalidade:
Banco | Cheque Especial (a.m.) | Empréstimo Pessoal (a.m.) | ||
janeiro | fevereiro | janeiro | fevereiro | |
HSBC | 9,65% | 9,57% | 4,62% | 4,57% |
Santander | 9,85% | 9,85% | 6,69% | 6,36% |
Bradesco | 8,64% | 8,56% | 5,99% | 5,91% |
Banco do Brasil | 7,99% | 7,91% | 4,99% | 4,60% |
Caixa Econômica | 7,49% | 7,35% | 4,44% | 4,39% |
Itaú | 8,95% | 8,87% | 7,09% | 7,01% |
Safra | 12,30% | 12,30% | 6,90% | 6,90% |
Nossa Caixa | 8,80% | 8,80% | 4,90% | 4,90% |
Real | 9,85% | 9,70% | 7,45% | 7,35% |
Unibanco | 8,99% | 8,91% | 6,99% | 6,91% |
Média | 9,25% | 9,18% | 6,01% | 5,89% |
Perfil: vale esclarecer que as taxas, além de variarem de uma instituição para outra, podem variar de acordo com o perfil do cliente. É importante ficar atento ao perfil da amostra e ao perfil no qual se enquadra na instituição.