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Score de Bets: bancos já podem identificar a possibilidade de um cliente se tornar apostador

Segundo pesquisa, 42% das pessoas que fazem, pelo menos, uma aposta por mês, tornam-se inadimplentes. Instituições financeiras temem prejuízos ao conceder crédito e outros serviços a apostadores

Autor: De Assessoria de ImprensaFonte: Datarisk

Já é possível verificar se um cliente se tornará apostador no curto prazo, uma das principais preocupações atualmente, diante dos impactos na saúde financeira das famílias. A solução acaba de ser lançada pela Datarisk, empresa de tecnologia especializada em soluções de inteligência artificial. Batizado de Score de Probabilidade de Aposta do Brasil, o indicador identifica clientes com maior propensão a apostar, permitindo uma análise mais precisa do risco de inadimplência em situações como concessão de crédito ou vendas parceladas.

“Nosso objetivo é permitir que as empresas possam tomar decisões mais assertivas e mitigar potenciais dificuldades de pagamento”, explica o Chief Data Scientist da Datarisk, Carlos Relvas. O Score utiliza dados cadastrais tanto da pessoa quanto de seus parentes, além do histórico recente de apostas (frequência e número de casas de apostas diferentes), para determinar qual a probabilidade da pessoa vir a fazer apostas nos próximos 3 meses.

"Durante os testes realizados com o produto, identificamos uma alta incidência de pessoas que começaram a apostar após um parente próximo ter feito uma operação semelhante". Em meio ao processo de desenvolvimento da solução, diversas estatísticas interessantes foram reveladas. Por exemplo, o histórico familiar do indivíduo mostrou ser um fator significativo: quando uma pessoa convive com um parente apostador aumenta a probabilidade de também se tornar um em aproximadamente 77%. Esse aumento é ainda mais expressivo nos casos em que os pais são apostadores, chegando a cerca de 216%.

A ferramenta também cruza dados como renda presumida dos clientes, gênero e idade. Para se ter uma ideia, as apostas são mais comuns entre os homens (70,8%). Outro insight interessante trazido pela ferramenta é a idade média: 34 anos. Quase metade dos apostadores (47,8%) tem entre 25 e 40 anos. O score revelou ainda que 63,9% das pessoas apostadoras estão em regime CLT e a média salarial é de 4,7 salários-mínimos.

Todos esses indicadores junto a outros fatores compõem o score. "Ao final, atribuímos uma pontuação que varia de zero a mil, onde mil indica a maior propensão a se tornar apostador, e zero, a menor", complementa Relvas. O Score de Probabilidade de Aposta da Datarisk pode ser integrado de forma rápida e eficiente às plataformas das empresas contratantes por meio de API, garantindo agilidade na implementação.

Cenário preocupante

O crescimento no número de apostadores tende a agravar ainda mais os elevados índices de inadimplência observados nos últimos meses. "Esse cenário preocupa setores como o financeiro e o varejista, que já começam a enfrentar os impactos em suas operações diárias. Para essas indústrias, o foco é antecipar a inadimplência, atuando preventivamente. Saber qual a tendência de a pessoa se tornar apostadora oferece maior segurança para decisões estratégicas, como concessão de crédito ou venda de produtos, alinhadas ao perfil de cada cliente", detalha.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto DataSenado, em setembro, revelou dados importantes sobre apostas esportivas no Brasil. Entre os brasileiros que utilizaram aplicativos ou sites de apostas nos 30 dias anteriores à pesquisa, 42% enfrentavam dívidas em atraso há mais de um mês. O estudo também apontou que mais de 22 milhões de brasileiros realizaram apostas nesse período, representando 13% da população com mais de 16 anos.

Sobre a Datarisk

A Datarisk é uma empresa que usa inteligência artificial e modelos preditivos para gerar valor, processo também conhecido como decision as a service. Ela foi criada em 2017 com um aporte anjo e no ano seguinte foi acelerada pela Visa e eleita uma das 100 startups mais inovadoras da América Latina.

Em sua última captação ocorrida em 2021 a empresa obteve um aporte de US$2 milhões.