Curitiba/PR - CEP: 80520-560
- (41) 3030-3130
- (41) 3151-2480
Demanda por crédito no Brasil recua 11% em julho
Demanda por crédito no Brasil recua 11% em julho
A demanda por crédito no Brasil caiu 11% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. Já em relação ao mês anterior, junho de 2024, houve um crescimento de 7%, influenciado pela alta de 77% no segmento de Serviços.
No apanhado anual, o principal destaque positivo também foi o setor de Serviços, que apresentou um crescimento de 106% na comparação com julho de 2023. Por outro lado, o Varejo (-23%) e o setor financeiro (-22%) seguiram em baixa.
“Novamente, a queda no cenário geral foi puxada pelo varejo, sendo este o segmento analisado que mais influencia, tanto de forma positiva quanto negativa, e o único com baixa em todos os meses do ano até o momento. O que percebemos é a consolidação do receio dos brasileiros para o consumo, perante uma economia ainda em recuperação”, analisa Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo indicador.
Dentro do segmento varejista, chama a atenção a categoria Supermercados, que pela primeira vez registrou queda no ano: -14% em relação a julho de 2023. Em ordem de retração, da maior para a menor, o ranking ficou assim: Lojas de Departamento (-46%), Vestuário (-42%), EletroMóveis (-28%) e Outros (-15%).
Já na comparação com junho deste ano, o único resultado positivo foi registrado pelas Lojas de Departamento, que tiveram um aumento de 20% na demanda por crédito. A categoria Supermercados recuou 18% e Vestuário caiu 16%. EletroMóveis (-3%) e Outros (-1) Ao todo, o Varejo recuou 2% na análise mensal.
Sobre o INDC
O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.
*O conteúdo dos artigos são de responsabilidade do autor ou sua assessoria de imprensa e não representam necessariamente a opinião da Icnex.