Curitiba/PR - CEP: 80520-560
- (41) 3030-3130
- (41) 3151-2480
Número de mulheres em cargo de liderança cresceu 51% em 2023, segundo BNE
Embora o cenário seja positivo, ainda existem desafios a serem superados; executiva aponta o desenvolvimento de soft skills como aliado
O número de mulheres em cargos de liderança cresceu 51% em 2023 na comparação com 2022. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE) e mostram que o número de profissionais cadastradas na plataforma passou de 19.672 no ano passado para 39.632 neste ano.
José Tortato, COO do BNE, atribui esse aumento a uma combinação de fatores, como as mudanças culturais, mudanças nas políticas empresariais e a promoção da igualdade de gênero, por exemplo. “O mercado de trabalho está em evolução e dando mais abertura para que as mulheres assumam cargos de liderança, explorando toda a sua capacidade. As empresas estão adotando políticas que têm como premissa a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão, o que é um passo bastante importante para a liderança feminina”, diz.
Embora o cenário seja positivo, ainda existem desafios a serem superados. Raquel de Sousa Henriques, gerente sênior de Recursos Humanos na JLR e palestrante do Employer Summit 2023, acredita que a presença de mulheres em altos cargos ainda é reduzida em comparação aos homens e destaca que as mulheres podem contar com soft skills como aliadas.
Ela enfatiza a importância de características como honestidade, ousadia, versatilidade como elementos essenciais para o crescimento profissional das mulheres. “Essas qualidades podem ajudar a superar barreiras e enfrentar desafios no mundo corporativo”, comenta.
Ainda segundo a executiva, a maternidade pode ser considerada como uma fonte de força adicional para as mulheres em suas trajetórias de liderança. "Eu acredito que a maternidade nos dá muito mais força para sermos melhores líderes, tanto nos motivando quanto nos colocando sob pressão. Não temos tanto tempo disponível como antes de sermos mães, o que nos força a sermos mais organizadas e efetivas no trabalho", afirma.
Sobre o Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.