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Como captar os 10 milhões de Microempreendedores para sua empresa contábil?
O ano de 2009 chegou cheio de novidades tributárias. Mudanças em prazos para recolhimentos, parcelamentos e outros.
Zenaide Carvalho
O ano de 2009 chegou cheio de novidades tributárias. Mudanças em prazos para recolhimentos, parcelamentos e outros. Uma delas foi a mudança no Simples Nacional. Para as empresas contábeis, um ponto a favor: passam agora a ser tributadas no Anexo III. Mas esse benefício veio acompanhado de uma obrigação relativa ao recém-criado MEI – Microempreendedor Individual. O MEI é aquele pequeno empresário com receita anual até 36 mil reais. A novidade é que ele agora poderá legalizar sua empresa GRATUITAMENTE – imposição do Estatuto às empresas contábeis – e ainda ter sua carga tributária reduzida a valores fixos que chegam a menos de 60 reais mensais. O governo viu ali uma excelente oportunidade para a LEGALIZAÇÃO para as quase 10 milhões de empresas informais. E mesmo com essa imposição de legalização gratuita, as empresas contábeis podem ter aí um excelente argumento para captar tais clientes. A Legalização é gratuita, mas mensalmente poderão ser recebidos honorários pelos registros contábeis e, caso o MEI tenha um empregado – limite imposto pelo Estatuto – terá ainda a obrigação de entregar a GFIP mensalmente. Mas como captar esse universo de 10 milhões de clientes? Aqui entram as técnicas de marketing para auxiliar o empresário contábil. Inicialmente, prepare uma apresentação simples em powerpoint e uma “cartilha tira-dúvidas” sobre as regras básicas do registro do MEI. Inclua exemplos. Tudo com linguagem simples, para que os futuros MEIs não tenham dificuldade em entender. A seguir, prepare um evento, uma palestra, para que essa apresentação seja passada. A Palestra deve ser convidativa. Promova junto um Café Colonial, por exemplo, para atrair os seus prováveis clientes. Se puder sortear alguns brindes, melhor ainda. Prepare um convite impresso para a Palestra com Café Colonial informando que sua empresa contábil fará o evento gratuitamente e que a legalização será gratuita. Esse tipo de “evento” também está previsto no Estatuto. Informe nesse convite alguns dos benefícios que esses microempreendedores terão ao fazer a legalização. Mas não conte tudo, prometa todos os esclarecimentos para a Palestra com Café Colonial. Esses prospects – prováveis clientes – estão por toda parte. São os proprietários de barracas no camelódromo, manicures, barbeiros e cabeleireiros, mecânicos, verdureiros e outros. Contrate alguém para fazer a entrega pessoalmente e já faça a reserva no evento, anotando nome e telefone dos interessados. Nesse caso, você já terá um cadastro de prospects e mesmo que alguém falte, você terá como até marcar uma reunião individual com o interessado. Se você não tem habilidade em falar em publico para ministrar a palestra ou preparar o material, contrate alguém que já tenha essa experiência. E faça até mais de uma sessão, se for preciso. Mas não deixe para última hora. Embora a regra do MEI passe a vigorar a partir de julho de 2009, quem sair na frente tem mais chances de conquistar a maior fatia do bolo. Vai deixar para o seu concorrente? Depois é só contabilizar o sucesso e os novos clientes! Boa sorte e conte conosco se for preciso!
“Zenaide Carvalho Contadora com especialização em Marketing Instrutora convidada do CRC-SC www.zenaidecarvalho.com.br escrito em 08/01/2009