Rua Carlos Augusto Cornelsen, 203 - Bom Retiro
Curitiba/PR - CEP: 80520-560
  • (41) 3030-3130
  • (41) 3151-2480

Gestão Empresarial – Sobrevivência do Empreendimento

Diante da crise financeira mundial que assola todos empreendimentos, inclusive os micros, médios e grandes, agregado a redução da moeada em circulação motivado por pensamentos mais conservadores e até realistas, pois o futuro se apresenta com um cenário econômico bastante preocupante e demais variável, tudo isso deve influenciar no continuísmo dos empreendimentos já estabelecidos. Quando informo em meus artigos a necessidade de rever e ajustar o Planejamento Empresarial oriundo da elaboração prévia de um Diagnóstico Empresarial, e refazer imediatamente um outro planejamento estratégico que reflita um cenário econômico mais condizente com a realidade desse momento. Estamos sendo informado que existe uma retração de produtos no mercado, diversa grandes empresas estão demitindo colaboradores, a sociedade está mais consciente do valor que tem o seu salário, segundo informações dos órgãos oficiais há uma sombra da existência da inadimplência, o Banco Central já esgotou seus recursos normativos, empresas sólidas estão pedindo empréstimos á instituição financeiras, e demais informações, tudo isso nos leva a refletir sobre a dificuldade que será nos dois próximos anos, para toda a sociedade. Ao executivo, administrador, empreendedor, gestor ou equivalente que tem a responsabilidade de gerir um empreendimento, devidamente assistidos por profissionais competentes que analisam o cenário econômico, os demonstrativos financeiros derivados por uma contabilidade transparente, o planejamento empresarial, para que possa trabalhar com a realidade dos fatos e sugerir alternativas legais, pláusiveis e salutares que deem seguimento a atividade econômica da empresa. Desses profissionais que podem e devem no atual momento de assessorar o gestor temos o CONTADOR, que através de sua sapiência teórica e prática e com sua formação educacional e profissional em constante alimentação, poderá ser o diferencial na crise financeira que atingirá todas empresas. Por conhecer o Setor Fiscal, Setor Pessoal, Contabilidade Financeira, Fiscal e Gerencial, Planejamento Empresarial, Planejamento Tributário por Elisão Fiscal, Planejamento Estratégico Financeiro, Controle de Custos e Despesas, Precificação, Customização, Fluxo de Caixa, Retorno Operacional de Investimento, regularização juridico-fiscal da empresa, e demais outros conhecimentos, que depende única e exclusivamente de sua potencialidade que deve agregar valor á empresa, buscando juintamente com o gestor somar esforços para conter o impacto do agravamento da crise financeira. O momento atual é bastante preocupante para todos os segmentos profissionais, principalmente para as profissões que dependem da sobrevivência das empresas e sua continuidade, daí devemos entender que as atividades dantes desenvolvidas que não agregavam nenhum valor a empresa devem ser repensadas o mais breve possível diante do SPED, e das demais alterações legais. Estamos diante de um momento econômico que a importância da contabilidade só terá valor se om profissional envolvido tenha conhecimento suplementares que possam interagir com maior sinergia junto á gestão empresarial com sugestões e intervenções que alimentem o continuísmo do empreendimento, já que diante das inovações a tecnologia será sua grande aliada na redução de custos e despesas que sugavam seus esforços e recursos. Mas para que se tenha o real valor se faz necessário outros conhecimentos que devem somar ao técnico especifico e valorizar a sua contratação através de ações corretivas e estratégicas que derivem a superação dos recursos e esforços diante da crise financeira existente. A contratação desse profissional e sua manutenção devem está diretamente ligadas à mudança cultural que a administração da empresa deseje, ou seja, a existência de um profissional que possa refletir, analisar, assessorar, consultar e relatar fatos que possam dar maior continuidade à atividade econômica da empresa, somente assim podemos entender a existência desse profissional no ambiente de prestação de serviços á empresa. É inegável que muitos profisionais existentes não tem os valores técnicos e as características necessárias para satisfazer o que a empresa necessita para assessorar ou consultar uma empresa, mas tembém é verdade que muitos empreendedores não acordaram para o momento e inovações que a crise e o sistema tributário requer, o que pode resultar um impacto negativo e punitivo para a empresa. Tenho dito em meus artigos que a busca constante de uma educação continuada será um diferencial competitivo de grande importancia dos profissionais, e sua inexistência poderá prejudicar sensivelmente a sua contratação ou m esmo a manutenção de seu contrato junto à empresa cliente, que necessita de maior interação e sinergia oriundo do potencial qualificativa que deve obrigatoriamente compor esse profissional. Podemos citar como exemplo o conhecimento da tecnologia que hoje, se apresenta como forte aliada dos bons profissionais que saiba utilizar, agregado a outros conhecimentos como administração, de legislação, financeiro, controle interno, perícia, auditoria, consultoria, asessoria e demais atributos. Vejo com bastante preocupação essa necessidade desses conhecimentos que devem agregar valor á administração, que foram deixados de lado pela simplicidade fiscal, pessoal e contabil alimentados por um sistema que o mais beneficiado era o fisco e que hoje através do sistema de informática e do SPED, foi atingido substancialmente devendo citado profissional mostrar o real valor do seu conhecimento. A empresa precisa de profissionais que a ajudem a trilhar o melhor caminho para que a mesma possa ultrapassar o momento dessa crise, que tem se apresentado como um grande obstáculo para a sua sobrevivência, não podemos nos dar ao luxo de reduzir sua importância junto á empresa, pois ela poderá representar o diferencial de continuar ou não a atividade da empresa. A empresa tem demonstrado que necessita de profissionais que possam contribuir para o seu continuísmo, pois dele deriva a manutenção do contrato de prestação de serviços que alimenta essa relação. ELENITO ELIAS DA COSTA Contador, Auditor, Analista Econômico e Financeiro, Instrutor de Cursos do SEBRAE/CDL/CRC, Professor Universitário, Professor Universitário Avaliador do MEC/INEP do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, Consultor do Portal da Classe Contábil, da Revista Netlegis, do Interfisco, do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Boletim No.320), Autor de vários textos científicos registrados no Instituto de Contabilidade do Brasil, sócio da empresa IRMÃOS EMPREENDIMENTOS CONTÁBEIS S/C LTDA. E-mail: elenitoeliasdacosta@gmail.com