Rua Carlos Augusto Cornelsen, 203 - Bom Retiro
Curitiba/PR - CEP: 80520-560
  • (41) 3030-3130
  • (41) 3151-2480

Garanta o sucesso do escritório contábil com estas 5 práticas de gestão

A contabilidade é a espinha dorsal de qualquer empresa e essa responsabilidade coloca muita pressão sobre os funcionários — isso também serve para empresários que administram escritórios contábeis.

A contabilidade é a espinha dorsal de qualquer empresa e essa responsabilidade coloca muita pressão sobre os funcionários — isso também serve para empresários que administram escritórios contábeis. Portanto, é indispensável manter a eficiência e o ânimo da sua equipe para otimizar os resultados e alcançar as metas definidas.

Não perca tempo! Garanta o sucesso do escritório contábil com estas 5 práticas de gestão:

Faça um planejamento financeiro

Mesmo que você não seja um especialista no assunto, anote. Calcule sempre os seus objetivos, quanto tempo pretende levar para atingi-los e o quanto de dinheiro você vai gastar e receber nesse período. Essa primeira prática de gestão é essencial para arquitetar o crescimento institucional e econômico do seu escritório contábil. Dessa forma, você poderá avaliar os prazos para obtenção de lucro, por exemplo.

Essa prática de gestão é importante principalmente para quem pretende abrir o seu escritório de contabilidade.

Contrate as pessoas certas

Achar e contratar os funcionários certos é o fator mais importante para que o seu escritório contábil tenha sucesso. Você pode pensar: dou conta sozinho. E até pode ser verdade. Mas não ter uma equipe pode ser um limitador de oportunidades e de lucro. Como conseguir atender a vários clientes, por exemplo? Contratar bons profissionais é um excelente investimento.

E quanto mais candidatos, melhor. Analise as experiências e veja se o perfil se enquadra com a identidade do escritório. Lembre-se de contratar aos poucos e de acordo com as necessidades, tornando sua equipe completa e competente.

Motive e treine a sua equipe

Seu time deve ter os mesmos objetivos da empresa, acreditar no futuro do empreendimento e trabalhar duro. Fique atento a eles: ouça suas reclamações, faça relatórios de satisfação, elogie o cumprimento das tarefas e agende reuniões periodicamente. Outra forma interessante de manter o ímpeto dos funcionários e o crescimento da empresa é investir em capacitação.

Treinamentos são ótimas maneiras de estimular seus contadores e atualizá-los sobre o desenvolvimento de novas e melhores práticas de contabilidade e softwares modernos. Esses fatores são essenciais para aumentar a produtividade da sua equipe.

Estabeleça metas de produção

Com seus funcionários devidamente capacitados, essa é uma excelente forma de mensurar o rendimento do seu escritório contábil. As metas devem ser claras, razoáveis e de fácil compreensão para a equipe. Se quiser, pode dividi-las em individuais e coletivas. Essa prática de gestão é interessante porque você pode utilizá-la para comparar com períodos anteriores ou para projetar os resultados do mês ou do bimestre, por exemplo.

Invista em tecnologia no escritório contábil

A utilização de aplicativos e softwares de gestão específicos de contabilidade é uma excelente e eficaz maneira de acelerar e automatizar processos internos do escritório. Pagamentos referentes a contas, quadro de funcionários e impostos são resolvidos rapidamente.

Questões como relatórios de produtividade, metas de lucro e outros tópicos rotineiros de administração são facilmente solucionados e registrados em sistemas de dados, estando acessíveis aos funcionários e aos empresários. Com isso, você garante rapidez, segurança e praticidade às práticas de gestão do seu escritório contábil.